Conteúdo notícias

» Notícias

Defensoria Itinerante leva assistência jurídica gratuita a moradores de Pombal

Por: Ascom-DPPB

Estar mais próximo dos assistidos e atender às suas necessidades. Com esse objetivo, a ação itinerante da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPPB) chegou a Pombal, no Sertão paraibano, na última sexta-feira (dia 29/09).

Instalado na Praça do Centenário, no centro da cidade, o projeto Defensoria Itinerante atendeu a dezenas de pessoas das 8h às 16h, numa iniciativa da defensora pública Terezinha Ugulino, que atua na Comarca de Pombal. Lá existem três varas, mas a população precisava de um atendimento sistemático, o que foi feito após solicitação à defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes.

No município, que possui 31.524 habitantes e é a quarta cidade mais antiga da Paraíba, foi ofertada assistência jurídica gratuita em todas as áreas, tanto na esfera penal como na cível, havendo uma concentração maior em relação a questões da área de família, especialmente pensão alimentícia, divórcio, declaração de união estável e ações de investigação de paternidade.

"No meu entender, o projeto foi bastante satisfatório. O atendimento sistemático veio a contento, a população ficou satisfeita e foi alcançado o objetivo daquilo que foi proposto pela Defensoria Pública", comentou a defensora pública Terezinha Ugulino, que coordenou a ação em nível local. Em nível estadual, o projeto Defensoria Itinerante é conduzido pelo defensor público Dirceu Abimael, que é o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da DPPB.

De um modo geral, acrescentou Terezinha Ugulino, a Defensoria Itinerante atendeu todo o público que buscou atendimento em praça pública. "Tentamos responder à população com ações de mediação e tentativa de conciliação, mas também ajuizando todas as demandas possíveis que fossem procuradas. Quando não houve essa satisfação através da judicialização dos processos, foi feita orientação para que o cidadão procurasse a Defensoria Pública no expedientes forense, de segunda a sexta-feira na comarca de Pombal", declarou.