Conteúdo notícias

» Notícias

Comitiva da Paraíba visita Núcleo de Saúde da Defensoria Pública da Bahia

Por: Ascom-DPPB

Uma equipe da Defensoria Pública do Estado da Paraíba visitou, nesta semana, o Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado da Bahia. O objetivo da missão foi conhecer as experiências práticas desenvolvidas na instituição baiana, como o atendimento visando à resolução de problemas para obtenção de medicamentos e procedimentos médicos.

Participaram da visita ao Núcleo de Saúde a defensora pública Maria dos Remédios Mendes Oliveira e a servidora Kelly Vanessa Meireles Nóbrega Nunes. Na ocasião, estavam presentes a defensora pública Paula Almeida, os servidores Rafael Luis Araújo dos Santos, Ana Maria Bispo da Conceição, Marcele Felicia Badaró, Maria Amélia Souza e o estagiário de nível médio Nathan Barbosa, todos do órgão baiano.

"Nós estivemos na Defensoria Pública do Estado da Bahia, porque nós queremos instalar na Paraíba um Núcleo de Conciliação e Mediação em Saúde, que chamamos de Núcleo de Mediação Sanitária. Fomos recebidos com muita atenção pela defensora pública Paula Almeida, que é a coordenadora do núcleo especializado em tutela à saúde", afirmou a defensora Remédios Mendes.

Ela acrescentou que a Defensoria da Bahia possui um núcleo bem estruturado, que conta com técnicos administrativos, analistas de nível superior e um observatório onde todas as ações são monitoradas.

"Ao final de cada mês, por exemplo, é possível fazer uma avaliação do que foi demandado, do que foi resolvido extrajudicialmente e do que foi resolvido por meio da demanda judicial. Também dá para acompanhar se a tutela foi deferida ou não. É uma experiência muito positiva e exitosa, e a gente quer implantar um modelo semelhante aqui na Paraíba, pois temos um número muito grande de demandas judiciais na saúde", comentou.

 

Fonte: Com informações da DPE-BA